quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Serenidade e Mansidão, Razão x Emoção


Não se deve responder violência com violência.



Muitas vezes nos deixamos ser levados pela emoção e agimos por impulso, dizendo e fazendo coisas das quais nos arrependemos depois.

É muito importante fazer o exercício de paciência, principalmente quando a situação envolve a possibilidade de algum tipo de agressão, seja verbal, emocional ou física.

Sempre que passar por uma situação estressante, espere um pouco e depois pense no que aconteceria se você tivesse agido de forma diferente.

A constatação será certa: seja qual for a situação, é melhor lidar com ela sem apelar para violência.

Quanto mais fazemos uso da serenidade, mais ela se torna parte de nossa personalidade. É a prática que nos leva à maturidade e a mansidão nos ajuda a sermos mais humanos, no bom sentido.

Decisões tomadas com a razão e com o coração tendem a ser mais acertadas.



Não se pode levar tudo para o lado pessoal, interpretar ações apenas com as emoções, nem se pode analisar as coisas somente de modo racional.

Como tudo na vida, para se tomar decisões deve haver um equilíbrio. As alternativas devem ser avaliadas levando em conta todos os aspectos e pessoas envolvidas.

Se não for possível estudar a situação no momento, tente adiar a decisão ao menos um pouco, e aproveite o tempo para obter o máximo de informações possível.

Se for preciso, peça conselhos a pessoas que se importam com você e que tenham a maturidade para lidar com o assunto.

Lembre-se de que você não está sozinho no mundo.

E principalmente, acredite que tudo termina bem. Se as coisas não estão bem, é porque ainda não terminaram.

Obrigado pelo seu tempo, e até a próxima!

Todo o conteúdo deste blog se refere ao modo como eu enxergo a vida, sendo que as situações não se aplicam a todos nem da mesma forma para todos. Porém, entendo que cada um pode adaptar para a sua realidade pessoal e tirar proveito daquilo que lhe couber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário