terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Atividades úteis e palavras positivas - Verdade, Bondade e Necessidade


Usar o tempo ocioso para fazer algo útil é recompensador.




Não sei se você pensa assim, mas gastar tempo com ócio puro, para mim, é um sofrimento (não confundir com ócio criativo, descanso e lazer).
O simples fato de usar um recurso tão limitado - o tempo - sem produzir nada já é um grande desperdício.
As possibilidades são tantas para quem quer fazer algo de bom! Basta olhar à sua volta, e achará oportunidades para melhorar a sua vida e a de outros.
Para ser prático, segue uma pequena lista de coisas para fazer quando estiver literalmente à toa, para servir de inspiração:

- Escrever memórias
- Pedir conselhos
- Fazer planos
- Contar casos
- Ler livros
- Conversar com idosos
- Tirar fotos
- Admirar as estrelas
- Cuidar de plantas ou animais
- Telefonar para amigos
- Enviar cartas (pode ser e-mail mesmo, mas não vale ser aquela piada que você acabou de receber)
- Fazer crochê, tricô ou outro artesanato
- Aprender um trabalho manual
- Ensinar algo que se sabe
- Escrever um blog
- Ler blogs (que falem sobre coisas positivas, heim!)
- Ajudar alguém que precisa

Conversar sobre coisas positivas faz bem para a alma.


Sabe aquela pessoa que só sabe conversar sobre tragédia? Aquela que já começa o papo falando de quem morreu ou matou e apareceu no jornal? Não seja essa pessoa!

Quando ficamos sabendo de notícias ruins pelo rádio, TV ou internet, parte do sentimento que está contido nessa notícia fica armazenado em nossa mente, fazendo com que o sofrimento que paira sobre o assunto fique no nosso pensamento, pronto para ser distribuído aos amigos que conversam conosco.

As palavras têm muito mais poder do que se imagina. A mensagem que você transmite carrega uma energia muito forte, que pode influenciar de maneira positiva ou negativa as pessoas que ouvem, dependendo de seu conteúdo.

Da mesma forma, quando você só fala sobre coisas boas, faz com que seus amigos se sintam bem, pois as energias que você carrega são muito mais positivas e agradáveis. Essas energias podem ser espalhadas sem moderação, pois provocam o bem estar na mente dos seus ouvintes, mesmo que inconscientemente.

Devemos dizer o que pensamos somente se for para deixar as coisas melhores do que já estão.


Provavelmente você já ouviu falar do conto das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Necessidade.
O ensinamento contido nesse conto vale para qualquer situação, desde a vontade de dizer poucas e boas para alguém que você "sabe que não presta" até as situações de luto e tristeza profunda.

Se testemunhar uma situação de conflito, por exemplo, só interfira se for para acalmar a situação e ajudar a resolver o problema. Nada de colocar lenha na fogueira!
Se você não está certo do que dizer em alguma situação, não diga nada, ou diga que não tem palavras para expressar o que está sentindo.

Em certos momentos, é preciso refletir bastante para não acabar falando sem pensar e depois se arrepender. Muitas vezes um abraço já é suficiente.

É tão importante saber o que dizer e quando dizer quanto o momento de se calar. Por mais difícil que seja, existem horas em que manter o silêncio é o melhor a se fazer.

Muito obrigado pelo seu tempo, e até a próxima!

Todo o conteúdo deste blog se refere ao modo como eu enxergo a vida, sendo que as situações não se aplicam a todos nem da mesma forma para todos. Porém, entendo que cada um pode adaptar para a sua realidade pessoal e tirar proveito daquilo que lhe couber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário