sábado, 2 de janeiro de 2016

Decepções, Desabafos e Silêncio


Cada dia nos revela novas lições, e devemos estar atentos para não perdermos a oportunidade de aprender com elas.
Como disse antes, as reflexões que faço antes de dormir me tem feito muito bem, e procuro registrar o aprendizado de forma que ele não se perca no vazio.

Gostaria de compartilhar com vocês algumas das coisas que aprendi nos últimos dias .

Tudo aqui se refere ao modo como eu enxergo a vida, sendo que as situações não se aplicam a todos nem da mesma forma para todos. Porém, entendo que cada um pode adaptar e extrapolar para a sua realidade pessoal, tirando proveito daquilo que lhe couber.

Boa leitura!

Ficar remoendo decepções não traz nada de proveitoso




Por maior que seja a decepção, devemos diminuir o espaço/tempo que ela ocupa em nossa mente. E isso deve ser feito da forma mais rápida e eficiente possível.

Seja por meio do desabafo, do esquecimento proposital ou da substituição por outras ideias, é melhor nos livrarmos do sofrimento de modo consciente que guardarmos o desgosto para ruminar posteriormente.

Uma técnica que funciona comigo é conversar com o problema como se ele estivesse na minha frente. Uso frases como "Ok, você já ocupou muito do meu tempo. Já que não posso fazer nada por enquanto, dê lugar para novos pensamentos, pois preciso resolver outros assuntos."

A partir daí eu passo à fase do esquecimento proposital, ignorando novas investidas desse fantasma mental, caso existam.

É bom expor os sentimentos para pessoas queridas




É importante desabafar, claro, principalmente nas situações que envolvem a decepção. O maior desafio nesse caso é encontrar pessoas dispostas a ouvir, e principalmente que darão o devido valor à conversa.

Alivie o coração com pessoas que lhe querem bem e que também são importantes pra você. Apenas tome cuidado para não exagerar no chororô, pois isso não seria nada legal com seu ouvinte.

É preciso evitar aborrecimentos para viver melhor




Se o desabafo for apenas para descarregar a raiva ou se houver sentimentos violentos aflorando no momento, recolha-se a um lugar calmo até que sua mente volte ao estado de tranquilidade natural.

O silêncio é um grande trunfo

No caso de ofensa por parte de outro, entenda que isso pode ser apenas um descarrego de emoções descontrolado. Mantenha a serenidade e aguarde a poeira baixar.
Nunca é bom tomar decisões com as emoções à flor da pele.

Obrigado pelo seu tempo, e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário