segunda-feira, 22 de março de 2010

Vivendo bem o seu papel(3): Amigo

Olá! Seja bem-vindo novamente!

Hoje vamos falar da relação que temos com nossos amigos.

Nesta postagem vamos discutir três níveis diferentes de amizade, e destacar algumas das das características desejáveis de ambas as partes neste tipo de relacionamento.

1) O primeiro nível é a Amizade Superficial (Pessoas Conhecidas).

Fazem parte desta categoria, as pessoas que você vê na rua e só diz "Bom dia, tudo bem?", além daquelas que te cumprimentam com apenas um gesto de cabeça ou de mão, e dos amigos que só te contactam por Orkut, MSN ou outro meio virtual.

Para ser um bom amigo superficial, basta continuar tendo boa educação nos encontros casuais, e conhecer as preferências do outro quanto ao tipo de contato que ele aprecia.

Por exemplo, não é todo mundo que gosta que alguém grite seu nome na rua, de longe, simplesmente pra dar um tchauzinho e um "Beleza?!".

Também conheço gente que detesta receber e-mails enormes com mensagens batidas, ou slides feitos em Powerpoint que não acrescentam nada à vida da gente, que demoram mais de um minuto pra trocar de página, enquanto tocam músicas depressivas.

Conhecer um pouco das pessoas com quem se relaciona é importante para que você não seja visto como impertinente. Caso contrário, seus emails serão deletados antes de serem lidos, e seus amigos atravessarão a rua para não serem abordados por você.

Além disso, a boa educação recomenda que assuntos de caráter duvidoso (boatos sobre vírus que não existem, doenças ou sequelas teoricamente causadas por produtos famosos) ou que fujam da boa moral (fotos pornográficas ou pedofilia) não sejam disseminados indiscriminadamente.

Caso não pratique nenhum destes atos, e deseje permanecer nesta categoria, você estará no caminho certo.

Uma dica pra quem quer ser mais do que um simples conhecido: Envie recados ou e-mails personalizados em vez de simplesmente encaminhar TODOS os que recebe - isto vai mostrar que você dedicou uma parte do seu precioso tempo pensando naquela pessoa -, e observe as características dos amigos citadas mais abaixo.

2) O próximo nível será chamado de Amizade Formal. Fazem parte deste grupo as pessoas que vemos e visitamos de vez em quando. Se você pára na rua para conversar com alguém, cumprimenta, troca algumas palavras e convida esta pessoa para ir na sua casa, ou recebe este convite, parabéns! Você já está nesta categoria.

Estes simples atos já demonstram que você tem uma certa proximidade com a pessoa, e já é importante para ela, e ela para você.

Portanto, preocupe-se em não magoá-la. Se possível, cumpra o compromisso de fazer uma visita, converse e dedique sua atenção exclusiva enquanto estiver na presença dela.

Mesmo que você nem pense nessa pessoa no resto do mês ou do ano, aqueles momentos vão ficar na memória dela e farão com que ela se sinta bem a seu respeito.

Caso sua ajuda seja solicitada, atenda, na medida do possível, pois de pequenos detalhes nascem grandes realizações. Algo que é muito fácil pra você pode ser um desafio imenso para se realizar sem sua "mãozinha".

3) Por último, temos as Amizades Mais Próximas (Os Melhores Amigos).

Algumas das características deste nível são descritas a seguir, e são independentes entre si, embora deva ser considerado que para se obter o relacionamento ideal, é importante alcançar todas elas.

Principais qualidades dos amigos íntimos:

a) Ser Presente: Significa manter contato, lembrar-se do outro quando ele fica algum tempo sem se comunicar, buscar a proximidade, estar junto quando o amigo precisa, e deixá-lo só, quando for necessário.

Mas tome cuidado, pois muitos amigos acham tão importante se fazer presente que atrapalham a vida do outro, de tanto invadir seu espaço.

Às vezes, tudo o que a gente precisa é de um momento para refletir num canto escuro, portanto, pergunte o que seu amigo deseja, e atenda o seu pedido, mesmo que ele diga que quer ficar sozinho. Mas antes de sair, faça-o saber que você está logo ali, e que ele pode te chamar para o que for necessário.

b) Saber Falar, Saber Calar: É conversar, ouvir, e oferecer um consolo em silêncio quando as palavras não são suficientes.

Há pessoas que tem ótimas intenções, mas quanto mais falam, mais deixam o amigo triste, pois insistem em querer ajudar dando conselhos infrutíferos ou utilizando palavras impróprias em momentos nos quais nenhuma conversa dará resultado.

É tão importante saber calar quanto saber falar, e é essencial entender que há momentos em que se deve simplesmente ouvir e dar o apoio necessário na hora certa.

Muitas vezes as pessoas não querem ouvir conselhos, mas apenas desabafar, botar pra fora os sentimentos que estão presos no peito massacrando seu coração. Procure descobrir que momentos são esses, e apenas ouça. Saber escutar é um dom que poucos possuem.

Por fim, deve-se falar positivamente, e não destruir os pensamentos e objetivos dos outros com frases do tipo "Não deveria perder seu tempo com isso, pois muita gente já tentou e não deu resultado". Prefira dizer "Puxa! Você tem um desafio e tanto pela frente! Se acha que é o melhor a fazer, não desista deste seu sonho. Se precisar de ajuda ou conselhos, me procure!".

c) Ser Empático: É ter o poder de tirar a tristeza do outro, trazer para a vida dele os sentimentos bons que você tem.

Há muitos anos, quando participava de um encontro, aprendi que há uma grande diferença entre a simpatia e a empatia. Ser simpático é encontrar um amigo que está num buraco e descer até lá, oferecendo seu ombro para que ele possa chorar, e chorar com ele. Ser empático é chegar na beira deste buraco e jogar uma corda para que ele possa subir com a sua ajuda e incentivo.

Faça o que você puder para ajudar seus amigos. Obviamente, não é aconselhável se prejudicar ou causar dano a outro para socorrer alguém, mas quando a boa ação depender unicamente das suas possibilidades e vontades, ajude. Sinta-se bem com o bem-estar de seus amigos. Faça a diferença na vida dele, e deixe que a alegria dele se torne parte da sua.

d) Ser Autêntico: Qualquer boa ação que fizer será inútil se for acompanhada de um sentimento de má-vontade ou fingimento.

O que fizer, faça de coração. Demonstre sua real intenção em suas atitudes. Se seus objetivos não forem claros, e se houver motivos obscuros em seus atos, pode ser que alguém use isso em benefício próprio, e contra você.

Acumular amizades baseadas em mentiras é um modo muito fácil de se criar inimizades severas. Não se esqueça de que as mágoas são muito mais divulgadas do que as boas ações.

e) Ser Humilde: Não use dos seus dotes para se sobressair à custa de diminuir os outros.

Não use os amigos como degrau para crescer no conceito de ninguém, nem fique se mostrando demais sem necessidade. Isso acaba te afastando dos amigos, e faz com que você seja visto como companhia indesejável.

Além do mais, se você é bom em alguma coisa, não precisa lembrar os outros disso a toda hora. Seus verdadeiros amigos reconhecem este fato e te admiram. Ficar se engrandecendo só te deixa mais arrogante na visão deles.

"Uma boa ação só se torna grandiosa quando descoberta por acaso." (Não me lembro quem é o autor desta frase)

f) Ser Desinteressado: É fácil ser um bom amigo quando se obtém benefícios com esta amizade.

Ao se relacionar com alguém, não leve em conta os bens que ele tem ou os ganhos que você terá ao ficar em sua companhia. O interesse puramente material é um sentimento desprezível, e se a amizade termina quando não dá lucro é porque nunca foi verdadeira.

g) Ser Leal: Lealdade é ser amigo quando está perto e mais ainda quando está longe. É fazer de tudo para não causar mágoas ou ressentimentos.

É respeitar os sentimentos dos outros como se o sofrimento dele doesse mais ainda em você, e por isso mesmo cuidar para que ele nunca se machuque.

Também significa saber guardar os segredos de seus amigos como se fossem uma jóia dada a você de coração, e de sua propriedade exclusiva, e esta, por ser um bem tão precioso, não pode ser dada nem emprestada a mais ninguém.

Lealdade se traduz e se resume na frase Respeitar a pessoa e os sentimentos do outro.

h) Conhecer: Já ouviu falar no ditado "Trate os outros tal como deseja ser tratado"?. Pois esqueça-o! Aquela história da raposa e da cegonha* já perdeu seu encanto, e deve ser substituída por uma frase de muito maior significado: "Trate os outros tal como ELES gostariam de ser tratados!".

Você já imaginou que o jeito que você acha melhor pode não ser o que o outro deseja?

Exemplificando: Um homem gosta quando lhe falam para se sentir em sua própria casa. Portanto ele abre a geladeira do amigo, tira uma cerveja e se despoja no sofá para assistir ao jogo de futebol junto de seu camarada, gritando e vibrando nos momentos mais emocionantes. Porém, este mesmo homem, ao receber um terceiro em sua casa, o trata formalmente, serve água e suco em bandejas de aço e taças de vidro, senta-se educadamente na poltrona e conversa delicadamente enquanto escutam uma suave música.

As pessoas deste exemplo se conhecem bem, e sabem o que é agradável na visão do outro. Se o primeiro fosse tratar sua visita como gostaria de ser tratado, mandaria que ele pegasse uma cerveja em sua geladeira, mas neste caso o convidado pode não gostar de bebida alcoólica, e nem se sentir à vontade mexendo em coisas que não lhe pertencem.

Isso significa Conhecer o Outro, e assim fazer o que será mais agradável a ELE, não a você.

E novamente contradizendo o exemplo da raposa e da cegonha, se não for bem tratado na casa de alguém, é bastante aconselhável que você não repita as más atitudes desta pessoa. Quando tiver a oportunidade, deve sim tratá-lo com toda a educação e cordialidade possíveis para demonstrar que você vale mais que qualquer sentimento de vingança.

Não queira ensinar lições a ninguém, pois todos sem exceção estão em contínuo aprendizado com a vida.

i) Surpreender: Para fechar com chave de ouro, a qualidade mais rara de todas.

É muito difícil de se encontrar alguém que sabe te causar boas surpresas, te emocionar de uma maneira sublime e desinteressada.

O melhor amigo é o que te liga na hora que você menos espera para te dar uma boa notícia, ou só pra dizer um oi, ou pra te chamar pra sair. E será melhor ainda se você não conseguir recusar um convite dele, por mais que esteja atarefado.

Fazer bem aos amigos quando eles menos esperam é uma atitude inesquecível e emocionante. Se nunca tentou fazer isso, faça! Com certeza não se arrependerá.

Geralmente, quem possui esta qualidade tem todas as outras, e acaba se tornando o amigo perfeito.

Este amigo sabe se comunicar apenas com um sorriso ou um olhar, conhece seus sentimentos apenas vendo suas expressões. Já te viu sorrir, já te viu chorar, já te viu nervoso e, às vezes, já te viu adormecer vencido pelo cansaço após uma noite mal dormida ou uma semana cheia de compromissos.

Estas pessoas são as únicas que te conhecem realmente, às vezes melhor do que você mesmo, e muito mais do que outras pessoas, são as que farão a verdadeira diferença em sua vida.

Caso exista alguém assim no seu ciclo de amizades, sinta-se um privilegiado!

Para terminar, apenas gostaria de fazer uma observação: Nas amizades formais e superficiais, pode ser que uma ou mais qualidades citadas aqui estejam presentes, mas quando se tratam de amigos verdadeiros, você verá que o conjunto delas é que é importante.

Por hoje é só. Tenha muitos amigos perfeitos em sua vida, e fique com Deus!

Até a próxima semana!

*A raposa e a cegonha: Uma das fábulas de Esopo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário