domingo, 14 de março de 2010

Vivendo bem o seu papel(2b): Esposo(a)

Olá,
É bom estar com vocês novamente!

Estávamos refletindo sobre situações que causam discussões entre companheiros/esposos, e agora vamos analisar a segunda situação.
(Se você não leu a postagem da parte 2a., é aconselhável que leia antes de prosseguir nesta postagem. Clique e leia a Parte 2a.)

Vamos relembrar a situação B.
“Certa mulher vai se encontrar com o marido no trabalho dele para saírem juntos, e encontra-o já se despedindo dos colegas, pois já é fim de expediente. Uma das amigas dele o abraça, ajeita delicadamente o seu colarinho e deseja uma noite excelente, dando uma indiscreta piscadela. A esposa não gosta nada deste fato e fica com a cara fechada durante o encontro.”

Este é um bom exemplo da importância que tem o modo como interpretamos a situação.
Você já refletiu sobre o significado do comportamento desta amiga?

Qual seria a sua reação nesta situação? Vejamos as possibilidades:
 
1- Ação da Mulher:  Puxa o marido pelo braço e diz que ele já tem dona, levando-o irritada para fora da empresa.
Reação do Marido: Totalmente sem ação, vê que a possibilidade de um encontro romântico já era...
2- Ação da Mulher:  Tem um ataque de ciúmes e desconta a raiva no marido, sem revelar o motivo, ficando brava e não correspondendo a seus carinhos durante toda a noite.
Reação do Marido: Pensa que a irritação pode ser culpa da TPM, de uma unha que quebrou ou qualquer outra coisa que não lhe diz respeito. Dorme decepcionado.
3- Ação da Mulher: Logo após sair da empresa, diz ao marido que não entendeu bem o que a amiga quis dizer, e explica que não gostou da situação.  
Reação do Marido: Explica que ela é assim mesmo, e que eles têm uma amizade descontraída e bem humorada. A amiga fez apenas um comentário do tipo “esta noite promete!!”.
4- Ação da Mulher: Despede-se cordialmente dos colegas do marido e, depois, a sós, explica a ele o que sentiu durante aquele momento. Depois de ouvir o que ele tem a dizer a respeito, não toca mais no assunto e curte o encontro da melhor maneira possível.  
Reação do Marido: Diz que não é pra se preocupar, pois ele havia comentado que sairia com ela à noite, despertando brincadeiras dos colegas se referindo a como seria o encontro. E quando o papo dos amigos começou a entrar na intimidade dos dois, ele esclareceu que mudou de assunto.

Nem é necessário dizer que a interpretação da mulher nas primeiras duas situações foi totalmente diferente da situação real. Este exemplo diz muito sobre algumas das primeiras palavras da postagem anterior: “Na verdade, você não gosta é da sua visão do fato, e não do ele que realmente representa”.

Neste exemplo, fizemos menção ao ciúme da mulher e à interpretação errônea que ele pode causar, mas os homens também devem refletir sobre este assunto. E se fosse a situação inversa, com a mulher ganhando um abraço de um amigo?

Muitas vezes o ciúme e , no caso do homem, a “proteção excessiva do território”, faz com que as esposas ou esposos criem em sua mente uma situação que não existe, e o comportamento derivado deste pensamento pode ser desastroso, destruindo carreiras, amizades e até relacionamentos muito fortes.

É recomendável que você faça um exame detalhado de situações deste tipo para ter uma visão mais ampla de quais reações são justificadas por fatos palpáveis e quais são baseadas na pura imaginação.

Se a esposa não permite que o homem tenha amizades com mulheres, é porque ela enxerga indiscrição ou exagero dele ao demonstrar carinho, ou então porque o ciúme dela própria é exagerado.

Nas duas hipóteses, o mais aconselhável é que os dois conversem e cheguem num acordo a respeito do comportamento de ambos. Um abraço é perfeitamente aceitável entre dois bons amigos e nada mais é do que a prova de que eles se dão bem em sua convivência.

De uma forma geral, os hábitos que causarem incômodo podem ser esclarecidos numa boa conversa entre marido e mulher, e a abstenção do comportamento indesejável não deve ser encarado como um sacrifício muito grande, mas sim como algo que vale à pena fazer pelo bem do outro e de si mesmo.

Igualmente, se o marido não permite que a mulher tenha amigos, ou a proíbe de trabalhar fora de casa (caso ela assim deseje), ou impede que ela faça seus próprios planos no que se refere a estudos ou trabalho, ele está sufocando e limitando todas as possibilidades de realização de sua esposa.

O homem não deve comandar o relacionamento, mas o diálogo deve imperar em todas as situações. Ninguém é dono da vida de ninguém, e por mais que ele se empenhe em fazê-la feliz e dar tudo o que ela precisa, ela não se sentirá completa se não for capaz de construir sua própria história, contribuindo de alguma forma com a sociedade.

As pessoas precisam de contato com os outros. Não se consegue viver uma vida inteira convivendo apenas com o companheiro. A limitação arbitrada das relações termina por causar a insatisfação, tristeza, depressão e até outras doenças. Ninguém pode ser obrigado a desistir de seus sonhos por causa da vontade do outro, por mais que os dois se amem de verdade.

Se o casal chegar a um pensamento comum, e se verem que é melhor para os dois ela ficar em casa, tomar conta dos filhos, e os dois (principalmente a esposa) estiverem felizes com isso, então que seja!

Caso ambos concordem que uma roupa, ou uma atitude, deve ser trocada, ótimo! Mas que sejam conclusões discutidas e ponderadas para as duas partes. Nada de ficar fazendo pressão! E não é permitido insistir até que o outro desista de sua vontade em razão da inflexibilidade do parceiro. Não se pode suprimir os desejos das pessoas, pois assim - volto a dizer - você está matando uma parte dela.

Uma relação não deve também ser feita de cobranças, do tipo “ontem eu cedi, hoje cede você”. Cada qual deve ter em mente que o bem estar de um depende da felicidade do outro, e deve abrir mão do que for necessário para se continuar vivendo em harmonia.

Mesmo que você pense que está cedendo muito mais que o seu companheiro, lembre-se que numa relação bem-sucedida só há ganhadores, e se isso não estiver lhe causando danos, abrir mão de algo se torna um sacrifício muito pequeno se comparado com os benefícios presentes e futuros.

Outra coisa importante de ser dita, é que se você é um(a) esposo(a), significa que você está unido por uma ligação muito forte com alguém, e esta pessoa, dada a sua importância, merece no mínimo o seu respeito e consideração.

Desta forma, estando longe ou perto dela, você deve agir pensando na influência que seus atos têm em sua vida. Para se viver bem estando casado deve-se esquecer completamente o ditado que diz “o que os olhos não vêem o coração não sente”.

Não se deve reclamar da relação conjugal quando se está longe do(a) parceiro(a). E muito menos tomar atitudes que podem causar vergonha ou mágoa na relação. Um casamento é um relacionamento muito íntimo, e suas dificuldades devem ser discutidas entre os dois, e reveladas somente a quem eles acharem que seja importante, com a finalidade de conseguir ajuda ou conselhos.

Por fim, gostaria de ressaltar algumas das principais qualidades que contribuem para que a meta de felicidade seja alcançada:
- Fidelidade: A confiança é um sentimento que demora anos para ser conseguido, e apenas um segundo para ser completamente destruído.
- Lealdade: Estar presente na vida do outro e sentir a presença dele mesmo quando estiverem longe, e desta forma não tomar atitudes que possam causar mágoas ou decepções (não fazer nada "escondido").
- Bondade: Fazer coisas que deixem as pessoas confortáveis e felizes.
- Respeito: Não destruir a imagem ou o sentimento dos outros, seja na frente da pessoa ou mesmo por comentários com terceiros.
- Amor: Ter sempre em mente a felicidade do outro em todos os atos que praticar.
- Força de vontade: Fazer tudo pensando no que se quer alcançar na vida em comum, e abdicar das coisas que causam sofrimento a si mesmo ou ao outro.
- Companheirismo: Tomar atitudes que demonstrem que você está disposto a ser e fazer o outro feliz.

Estes são só pontos de partida. Cabe a cada um construir seu próprio caminho na busca da felicidade. Espero ter sido claro em minhas idéias, e que elas sejam uma pequena chama que ajudará a iluminar este caminho.

Acredite no seu potencial! E acredite que vale a pena buscar a felicidade, pois a própria busca tem em si suas recompensas!

Fiquem com Deus, e cuidem bem de suas (seus) esposas (os)! É o que eu peço de coração!

Até a semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário