terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Comunicação: Suas Palavras o Ajudam a Viver Bem?

Olá,
Seja bem-vindo(a) ao meu blog.

Tenho 30 anos, sou casado há 4, e gostaria de discutir sobre os relacionamentos que temos na vida, e sobre as maneiras para torná-los melhores para todos os envolvidos.

Estava na dúvida de qual seria o primeiro assunto a postar, pois não sei ao certo quem serão meus leitores e se minhas idéias serão de algum proveito.

Decidi por começar falando do próprio ato de comunicar.
Vou pegar emprestados alguns dos significados da palavra "comunicar" contidos no dicionário Michaelis*, e assim tentar encontrar a melhor maneira de realizar a comunicação em si.

Primeiramente, comunicar significa "Fazer saber; participar", o que nos leva à primeira reflexão: É aconselhável fazer saber aos outros tudo o que nos vem à mente? Quando você se comunica, passa a fazer parte (participar aos outros) da informação. É desejável que nos tornemos conhecidos e que sejamos lembrados por comunicar coisas que tragam boas sensações aos recipientes da mensagem. Recipientes, sim, pois ao "despejar" suas palavras você espera que alguém se faça ouvir, ou seja, que receba, acolha e não deixe se perder o que você diz. 


Não se pode esquecer também que a comunicação é via de mão dupla, e portanto devemos tanto falar quanto ouvir. Não só ouvir educadamente, simplesmente esperando que uma pequena pausa na fala do outro nos permita entrar com a próxima frase que já está na ponta da língua, mas escutar e absorver a informação que nos é passada. Acho que este significado é muito rico, e devo voltar a discutir este assunto em outras postagens.

Outro conceito encontrado é o de "pôr em contato ou ligação; ligar, unir". Isto nos remete a pensar na qualidade de ligação que estamos fazendo. É bom que estas ligações sejam como pontes, e não cabos-de-guerra. As pontes trazem uma pessoa de encontro à outra, mas no cabo-de-guerra só se encontram fervorosas disputas e enorme tensão. Ao exercer a comunicação, cause sentimentos bons em uma pessoa com relação a outra. Não seja motivo de discórdia.


Mais um significado que quero citar é o de "transmitir" (Comunica o seu entusiasmo àqueles que o ouvem*). Sua alegria deve também ser motivo de alegria para os que o amam. Pense no quanto seu sorriso pode ser importante para outros. Deixe que o seu bom humor se espalhe. Um sorriso pode ser muito contagioso. Quantas vezes você viu alguém sorrir simplesmente por ver alguém gargalhando? Não se esqueça que você pode muito facilmente transmitir alegrias. Mas da mesma forma, pode comunicar tristezas. Uma doença pode ser transmitida pelo ar ou contato físico, mas a tristeza e outros maus sentimentos são muito mais contagiosos. Estes podem viajar por telefone, e-mail ou até por carta. Não seja vetor para estes males. Anime-se com as alegrias dos outros e faça com que os outros partilhem suas conquistas. Tenha em mente que a palavra "emburrado" (= de cara fechada) tem em si o mesmo radical da palavra "burro". Seja inteligente: Sorria!


Bem, isto é o que eu queria transmitir hoje, e espero que vocês pensem na possibilidade de levar estas idéias para suas vidas.


Não tenho a presunção de que o que escrevo é a verdade absoluta. Acho, sim, que todas as idéias, depois de lidas, devem nos levar pelo menos a uma reflexão interior, e cada um deve absorver o que achar útil e descartar o restante, a fim de se chegar a um modelo de vida que traga crescimento intelectual e comportamental.


Gosto de pensar que estou fazendo a minha parte para a construção de um mundo melhor não só para nossos descendentes, mas para nós e nosso presente.


Também penso que as atitudes sugeridas aqui não são pura utopia. São apenas coisas pequenas que, na minha opinião, ajudarão a quem fizer um bom uso destas coisas a serem pessoas mais amadas, mais felizes, e, desta forma, pessoas que vivem melhor suas vidas.


Se gostou desta postagem, comunique aos outros, para que o blog seja mais proveitoso.
Se não gostou, comunique a mim os pontos negativos, pois assim estará me ajudando a melhorar como pessoa, e a troca de idéias pode enriquecer a ambos.


Fiquem com Deus, sejam pessoas boas, e até a próxima.

*Conceitos de "comunicar" retirados de http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=comunicar

3 comentários:

  1. Edmilson achei excelente a sua iniciativa... assim como vc também gosto de escrever e compartilhar idéias... sobre sua primeira postagem, gostaria de falar da questão da tristeza ser contagiosa...acredito sim que não devemos espalhar tristezas com nossas palavras e ações, mas julgo necessário as veses dividi-la com alguém que amo, para me ajudar a combatê-la e resolver o problema... não sei esse é o melhor caminho, então gostaria de saber de vc, o que fazer quando se está muito triste? Como agir para que essa tristeza não invada a vida dos outros e não permaneça na minha? Eu as veses procuro desabafar em um ombro amigo e isso me ajuda a suportar e enfrentar meus problemas... devo então, agir diferente guardando minhas tristezas só comigo? Como sorrir o tempo todo? Acredito que não devemos espalhar nossas tristezas, mas dividi-la com alguém que nos ama sem prejudicá-lo pode nos ajudar a suporta-la e vencê-la...

    ResponderExcluir
  2. Sílvia, que bom que tocou no assunto, e que bom que está lendo meu blog! Seja bem-vinda!
    É claro que devemos compartilhar nossos sentimentos com outros, mas devemos ter a consciência de que este desabafo tem como objetivo principal resolver o problema, e não transferi-lo, seja para os outros, seja para depois.
    Após cada conversa que tivermos com este intuito, devemos refletir sobre os conselhos que recebemos e tomar o caminho que acharmos melhor. A palavra-chave para resolver qualquer impasse é INICIATIVA! Devemos encontrar a raiz do problema e cuidar para que esta causa principal seja resolvida de uma vez por todas, para que o problema não volte a acontecer.
    Algumas coisas em nossa vida são como um jardim: Não adianta você plantar as mais belas flores se não regar todos os dias e retirar cada erva daninha que insistir em nascer junto às mudas.
    Pense no objetivo que você quer alcançar, e direcione cada pequena ação nas 24 horas do dia para esta meta. Faça a manutenção do seu jardim: Se algum problema menor surgir, trate-o com serenidade e não deixe que ele cresça. Tenha força de vontade e trabalhe, pois todos os desafios que enfrentar terão sua recompensa.
    Quanto a sorrir o tempo todo, essa é uma escolha que cada um faz quando se levanta da cama. De manhã, olhe-se no espelho e pergunte a si mesma: "Hoje quero ser uma pessoa feliz, agradável aos outros, ou ficarei triste, de mau-humor?". Cada um tem o poder de escolher como vai se comportar (livre arbítrio). Acredite neste poder, e não se esqueça: Só uma pessoa pode te impedir de atingir seus objetivos: Você mesma! Acredite! Faça acontecer! Você é tão capacitada para realizar as mais belas façanhas quanto qualquer outro no mundo! As atitudes para se viver bem começam de dentro do coração! Um abraço! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Finalmente tive tempo de ler, gostei!!! Um abraço, VanessaMaloka

    ResponderExcluir